domingo, 12 de julho de 2015

#1 - 1000 ideias sustentáveis para ajudar o mundo

Projeto novo!


Frequentemente, a partir de hoje, neste site, publicaremos artigos com ideias inovadoras e úteis com o objetivo principal de ajudar o mundo. Quem não quer fazer parte de uma revolução? O futuro depende de nós, e vamos fazer tudo do bom e do melhor para ajudar o meio ambiente.

As ideias que publicaremos neste novo projeto serão retiradas da internet, de diversos sites. Todas as ideias serão coisas possíveis de fazer no seu trabalho, na sua empresa ou até mesmo na sua própria casa, coisas simples, mas que feitas com boa vontade e qualidade resultarão numa ótima iniciativa em prol do meio ambiente.

Para começar, apresento-lhes o jardim vertical com garrafas pet!


Foto: Marcelo Rosenbaum

Sobre o jardim vertical:


O jardim vertical, inicialmente, foi idealizado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, no Lar Doce Lar, do programa do Caldeirão do Huck. Essa ideia é perfeita para casas com quintais pequenos, onde não é possível fazer hortas no chão, devido ao espaço, e lógico, é uma ideia sustentável que trouxemos para o projeto #1000ideiassustentaveis.

Do que eu preciso?


Para ter um jardim vertical em sua casa/trabalho/escola, os materiais são poucos:

- Garrafas pet de 2 litros (limpas, sem rótulos e vazias)
- Tesoura
- Corda de varal ou barbante
- Terra e muda de planta

Já tenho tudo, mas como eu faço?


1) Cortando as garrafas. Corte-as do modo que está na imagem abaixo, dá para ver direitinho como é feito o corte da garrafa.


Foto: Marcelo Rosenbaum

Para prender as garrafas na corda, é preciso fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior. Na foto acima dá para entender direito. Além desses furos para passar a corda, é preciso fazer pequenos furos no fundo da garrafa, pois a água usada para regar a muda precisa escoar.
Depois, é só passar a corda de um furo para o outro e dar nós no final, como descreve a imagem.

2) O próximo passo é só fazer o mesmo com quantas garrafas você quiser e pendurar na parede. Pronto!


Foto: Marcelo Rosenbaum

Essa ideia é genial, e dá para fazer em vários ambientes. Aqui vão algumas dicas:


  • Se você é estudante, fale com a secretaria/coordenação do seu colégio e apresente um projeto para mudar alguma parede ou ambiente da sua escola, chame ajuda de seus amigos, arrecade o material necessário e peça um horário fora das aulas para realizar o projeto. Aposto que muita gente vai achar legal!
  • Se você trabalha, dependendo do que for a empresa, apresente esse projeto ao seu chefe ou quem fica responsável pelo paisagismo do ambiente de trabalho. É uma ideia sustentável e que pode atrair muitos clientes, caso a empresa seja voltada para o meio ambiente, como a Arts Pets.
  • Se for na sua casa, use a imaginação e inove! Plante diversas plantinhas e se quiser, enfeite as garrafas ao seu gosto, sem ter que se preocupar com o que seu chefe ou professor vai achar.

Forte abraço e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário